FOI HOJE CONHECIDO O CALENDÁRIO DE JOGOS DO TORNEIO DE LYON, etapa inaugural do novo Grand Prix da Fira de 7's, que vem substituir o antigo modelo do campeonato da Europa.

Agora a prova é disputada no sistema de circuito, com quatro etapas, sempre pelas mesmas 12 equipas, que vão somando pontos na classificação geral.

Portugal graças à sua condição de campeão da Europa, é o primeiro cabeça de série para Lyon, e quis o emparelhamento dos dois grupos que a sorte estivesse com os Linces e colocaram no segundo grupo todos os grandes adversários da nossa equipa, que tem assim o caminho para as meias finais muito facilitado.

Tem, considerando as coisas no plano teórico, porque na prática não funciona assim.


Portugal, país pequeno, com poucos jogadores de verdadeira craveira internacional, vai apresentar ao Grand Prix uma equipa amputada de quase todos os seus internacionais, com se se tratasse de um qualquer torneio de sevens, onde estaríamos presentes com uma equipa de desenvolvimento...

Na verdade, apesar das repetidas afirmações dos responsáveis federativos de que haveria dois grupos de trabalho - um para os XV e outro para os 7's - o que aconteceu é que dos habituais 12 participantes nos cinco torneios da circuito mundial da IRB deste ano, oito não vão estar com a seleção de sevens que disputa o título europeu, porque estarão com os Lobos na Taça das Nações.

Em 2009, quando os Lobos ainda tinham esperança de ser apurados para este Mundial, a seleção de 7's foi altamente prejudicada na sua preparação para o Mundial de 7's, em favor da seleção de XV.

O argumento era válido, e não houve grande contestação a essa decisão federativa.

Hoje as circunstâncias são completamente diferentes, e chamar para o grupo de trabalho da seleção de sevens, constituído por 21 jogadores, 10 que nunca participaram em qualquer torneio com as cores nacionais parece uma temeridade ou mesmo um desrespeito pelo Grand Prix da FIRA.

Os oito jogadores que não estarão no torneio de Lyon e provavelmente nos restantes, são Pedro Leal (5 torneios este ano e mais 33 nos anos anteriores), Adérito Esteves(5-35), Gonçalo Foro (4-23), Luis Sousa (4-0), Frederico Oliveira (3-21), Carl Murray (3-0), Pedro Silva (2-23) e Manuel Costa (2-3).

Como se pode verificar a experiência que não vai estar com os Linces pode mesmo colocar e risco o apuramento para as meias finais de Lyon, e com isso desperdiçar uma ocasião excelente de somar pontos na luta pela renovação do título europeu.

Claro está que não se questiona a capacidade futura dos jogadores agora chamados à convocatória, mas levanta alguma estranheza que se tenha andado uma época inteira a utilizar um determinado grupo de trabalho, para agora, quando chegamos ao pináculo da época de sevens, se ir chamar um grupo quase completamente diferente.

Sem contar com os completamente novatos, vão trabalhar com Tomás Morais e Pedro Netto nos 7's, Francisco P. Magalhães ( Nenhuma participação em 2010-11 e 3 antes disso a última das quais em Março de 2010), Diogo Coelho (Nenhuma-9 Julho 2008), Eduardo Salgado que se estreou este ano na Escócia, José Lima que se estreou este ano em Londres onde apenas fez um jogo por lesão e depois esteve na Escócia, Francisco Appleton (2-1 Março 2010), Duarte Moreira (1-11), Diogo Miranda (3-14), João Mirra (3-21), Diogo Mateus (3-26), David Mateus (5-19) e Sebastião Cunha (5-22).

Ou seja, se não contarmos com o batalhão do Restelo, em especial dos cinco últimos indicados, e sem pôr em causa a qualidade dos restantes, é indesmentível que vamos defender o título de campeões da Europa, com uma equipa longe do melhor que podemos apresentar neste momento.

Para um país que tem apenas cerca de 1000 jogadores seniores, o rombo não é coisa pouca...

EM LYON PORTUGAL DISPUTA O PRIMEIRO JOGO COM A ITÁLIA ÀS 11,20 H DO DIA 18 DE JUNHO,  a que se segue a Espanha às 14,20, a Roménia às 15,40 e a Geórgia às 18,20 no último jogo do primeiro dia, para no dia seguinte, ainda na fase de apuramento, jogar com a Holanda às 11,20h.

Reparem que no outro grupo de Lyon estão Inglaterra, País de Gales, França, Rússia, Ucrânia e Moldávia.

Fiquem com o calendário completo do torneio de Lyon, com o grupo de trabalho de onde sairá a equipa portuguesa que lá se desloca e com a lista dos ausentes.




VOLTAR A PÁGINA INICIAL

Categories: