A SELEÇÃO NACIONAL DE 7'S REAGIU BEM À DERROTA FRENTE À ESPANHA e venceu as duas restantes partidas do dia, com a Roménia (14-10) e com a Geórgia (21-14), estando agora em boa posição para conseguir o segundo lugar no grupo e o consequente apuramento para as meias finais da competição principal.

Amanhã, quando defrontarem a Holanda às 11,20h, os Linces saiem na frente, já que os holandeses contam com duas derrotas, contra uma apenas dos portugueses.

O regulamento da competição não é suficientemente claro quanto à questão da forma de desempate em caso de igualdade pontual entre duas equipas, na tabela final dos grupos, deixando margem para interpretações diversas quando diz que esse desempate será feito a favor da equipa que tiver a maior diferença entre pontos marcados e sofridos na respectiva fase da competição.

Mas será essa diferença de pontos considerada no conjunto de todos os jogos disputados, ou apenas do jogo entre as duas equipas?

Enquanto aguardamos esclarecimento em relação a esta matéria, vejamos as diversas hipóteses.

No caso de se tratar da diferença de pontos no jogo entre as duas equipas, então Portugal não pode perder, pois a vantagem será da Holanda.

Mas se a diferença a ser considerada for no conjunto dos jogos disputados na fase de grupos, então Portugal terá vantagem mesmo perdendo, desde que não por mais de 20 pontos de diferença - neste momento os Linces tem uma diferença entre pontos marcados e sofridos de +23 e a Holanda tem -18, o que com uma derrota por 20 pontos de diferença colocaria Portugal com +3 pontos e os holandeses com +2.


A Espanha tem a primeira posição praticamente garantida, numa demonstração do empenho e trabalho que tem vindo a desenvolver, e da importância que os 7's estão assumindo cada dia mais no país.

Quanto ao Grupo B a situação é confusa, com três equipas em igualdade de pontos no final do primeiro dia, parecendo que a única a ter a classificação garantida é a França, bastando-lhe para isso derrotar a Moldávia no jogo de amanhã.

Quanto ao outro apurado, sairá do jogo entre Inglaterra e País de Gales, dependendo também deste resultado se a França fica na primeira ou segunda posição - se os ingleses ganharem devem guardar para si aquela posição (e provavelmente jogarem a meia final contra Portugal), mas se forem os galeses a ganhar, a tendência é que sejam os franceses a vencer o grupo, já que partem com melhor diferencial de pontos marcados/sofridos, tem o jogo mais fácil e onde devem manter essa vantagem geral, e como ganharam o jogo com o País de Gales, é sua também a vantagem seja qual for a interpretação que se dê aos regulamentos.

Fique com a lista de todos os resultados e a classificação em cada grupo no final do primeiro dia de prova.


VOLTAR A PÁGINA INICIAL

Categories: